Equipa de Álvaro Pacheco construiu o triunfo na primeira metade.
No primeiro jogo de 2022, FC Vizela e Belenenses SAD mediram forças no reduto da turma minhota. A partida em atraso da 13ª jornada da Liga Bwin, anteriormente adiada devido ao surto de covid-19 na formação de Lisboa, terminou com o triunfo vizelense por 2-0.
O encontro começou com o equilíbrio como palavra de ordem. Contudo, ao minuto 12, na primeira oportunidade de perigo, a formação caseira adiantou-se no placard. Kiko Bondoso combinou com Zohi e, à entrada da área, atirou a contar para o fundo das redes visitantes. Após o golo sofrido, a Belenenses SAD cresceu no jogo. Assim, aos 21 minutos, Abel Camará ficou a centímetros de bater Pedro Silva.
A equipa visitante assumiu o controlo do duelo e Afonso Sousa esteve perto de igualar o marcador, mas Kiki cortou para canto. Apenas dois minutos depois, Abel Camará voltou a estar perto de marcar, mas o cabeceamento do avançado foi parado por uma defesa atenta do guarda-redes visitado. Porém, contra a corrente do jogo, o FC Vizela ampliou a vantagem. O guardião Luiz Felipe derrubou Zohi e o árbitro da partida assinalou grande penalidade. Na conversão, Cassiano não vacilou e assinou o 2-0, ao minuto 34.
Antes do descanso, Pedro Silva voltou a ter de se aplicar. Já no tempo de compensação concedido pela equipa de arbitragem, Afonso Sousa rematou de longe e o guarda-redes vizelense evitou o 2-1. Desta forma, as equipas recolheram aos balneários com os homens da casa na frente por dois golos.
No regresso do descanso, o ímpeto mais forte dos azuis manteve-se. Depois de um erro de Kiki, Alison Safira apareceu na cara de Pedro Silva, mas o guardião dos minhotos voltou a sair por cima. O FC Vizela não se deixou intimidar com o domínio dos forasteiros e reagiu. Aos 53 minutos, Kiko Bondoso, com um remate em arco, pôs Luiz Felipe à prova.
Os vizelenses conseguiram voltar a equilibrar o encontro e, até ao final, foi a única equipa que ameaçou o golo. Primeiro, aos 67 minutos, Schettine respondeu a um cruzamento de Kiko Bondoso com um cabeceamento a rasar a trave. De seguida, ao minuto 83, o camisola 10 vizelense esteve perto de bisar, mas rematou por cima da baliza. Desta maneira, o marcador não sofreu mais alterações e o apito final de João Gonçalves confirmou o triunfo minhoto por 2-0.
Com esta vitória, o FC Vizela entra em 2022 com o pé direito e sobe ao 12º lugar da tabela classificativa, com 16 pontos conquistados. Na próxima jornada, a turma de Álvaro Pacheco vai disputar um dérbi minhoto frente ao Moreirense FC em casa. A partida da última jornada da primeira volta da Liga Bwin está agendada para as 15h30 do próximo sábado, dia 8 de janeiro.
Recorde ainda: FC Vizela perde na deslocação ao CS Marítimo