Gilistas isolam-se no quinto lugar da tabela classificativa.

No final de tarde deste domingo, o Gil Vicente FC recebeu a turma do Portimonense SC, em partida relativa à 19ª jornada da Liga Bwin. Os gilistas venceram por 1-0 a turma algarvia, que jogou grande parte do encontro reduzida a dez jogadores.

O encontro colocava frente-a-frente duas equipas posicionadas nas sete primeiras posições da tabela classificativa, mas foram os barcelenses quem desde cedo se superiorizou. Neste sentido, a primeira grande oportunidade do encontro surgiu ao quarto de hora. O lateral direito gilista Zé Carlos protagonizou um excelente lance individual e serviu Fran Navarro. O ponta-de-lança espanhol desviou, mas Samuel Portugal negou um golo certo com uma grande defesa.

O Portimonense SC estava com dificuldades em entrar no encontro e a tarefa dos algarvios ficou ainda mais complicada aos 24 minutos. O médio Lucas Fernandes viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, e deixou a turma visitante reduzida a dez unidades. Desde então, acentuou-se até final do primeiro tempo uma tendência clara no encontro: o Gil Vicente FC a tentar o ataque posicional muito subido no terreno, enquanto que os algarvios se fechavam, e bem, no seu último reduto.

Os minhotos sentiam grandes dificuldades em perfurar a malha defensiva dos alvinegros e só em lances de bola parada conseguiu criar perigo. Primeiro, aos 36 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Lucas Cunha que, com tudo para marcar, atirou por cima. No último lance do primeiro tempo, novamente após um pontapé de canto, Samuel Portugal socou de forma defeituosa, mas Samuel Lino não aproveitou a deixa e atirou para fora. Deste modo, o nulo era o resultado em tempo de descanso.

No regresso dos balneários, o encontro mudou pouco ou nada de figura. O primeiro lance digno de registo surgiu ao minuto 63. Pedrinho tentou a sua sorte do meio da rua e a bola, após desviar num defensor forasteiro, quase acabou no fundo das redes à guarda de Samuel Portugal. Dois minutos depois, Zé Carlos surgiu com algum espaço no interior da grande área, mas o guardião algarvio evitou o tento do lateral com uma defesa apertada.

A resistência dos visitantes foi apenas quebrada à entrada par ao último quarto de hora. Pedrinho recebeu à entrada de área e, em zona frontal, atirou de pronto um potente remate que só parou no fundo da baliza. A equipa minhota tomou-lhe o gosto e no minuto seguinte esteve muito perto de ampliar a vantagem. Kanya Fujimoto invadiu a área a partir da esquerda e só mais uma excelente parada do guardião do Portimonense SC impediu o segundo golo.

A partir deste momento, o Gil Vicente FC preocupou-se sobretudo em conservar a posse de bola e passou a atacar só pela certa. Ainda assim, aos 89 minutos, os gilistas ainda dispuseram de uma excelente oportunidade de golo. Boubacar Hanne ganhou a linha e cruzou atrasado, no entanto, à boca da baliza, Fran Navarro não conseguiu emendar de forma certeira.

Com mais esta vitória o Gil Vicente FC chega aos 30 pontos conquistados na Liga Bwin e isola-se na quinta posição da tabela classificativa. Na próxima jornada, os gilistas vão ter um duro teste numa deslocação ao Estádio da Luz, para defrontar o SL Benfica. A partida está agendada para o dia 2 de fevereiro, quarta-feira, com horário ainda por definir.

Recorde ainda: Gil Vicente FC empata fora de portas frente ao Boavista FC