O 10º aniversário é assinalado com um concerto a decorrer no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
No dia 21 de janeiro, Guimarães comemora a passagem de uma década desde a Cerimónia de Abertura de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. O concerto tem lugar no Grande Auditório Francisca Abreu, no CCVF.
A data fica marcada com a participação de grupos e artistas vimaranenses, tais como: Orquestra de Guimarães; Lince; Dada Garbeck; Jovens Cantores de Guimarães; Manuel de Oliveira; Nicolinos; Pedro Emanuel Pereira; e Grupo Folclórico da Corredoura. Assim, o serão pretende dar voz aos artistas e às tradições com raízes em Guimarães, através do equilíbrio entre a memória do passado e o desejo do futuro.
A nomeação da cidade berço como Capital Europeia da Cultura resultou no crescimento e dinamização da cidade. Guimarães tornou-se num destino de referência cultural e patrimonial, nacional e internacionalmente. Em segmento, foram implementados projetos estratégicos de regeneração urbana, valorização do património histórico edificado e potenciação de indústrias criativas.
No evento é prestada uma homenagem póstuma a Francisca Abreu, vereadora da Cultura de 1998 a 2013, com a designação do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor “Francisca Abreu”. A ex-vereadora deixou para trás um legado impactante na cultura vimaranense. Especial relevância teve a política de promoção cultural que levou o Governo da República a escolher Guimarães como a terceira cidade portuguesa, a seguir a Lisboa e ao Porto, acolhendo a Capital Europeia da Cultura.