O Hospital acolheu 58 médicos que vão frequentar o Internato de Formação Geral e 44 a de Formação Específica.
Numa cerimónia realizada no auditório principal do Hospital de Braga, na última segunda-feira, dia 3 de janeiro, foram recebidos 102 médicos recém-licenciados. 58 destes vão frequentar o Internato de Formação Geral, durante o ano de 2022, e 44 a Formação Específica. O evento foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, e contou com a presença de vários membros da direção hospitalar.
João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração, foi o anfitrião da receção, recebendo os jovens médicos. Durante a cerimónia, o presidente reforçou que o atual Conselho de Administração se mantém empenhado para que “o Hospital de Braga seja um excelente local de formação”. O dirigente destacou, ainda, a enorme “capacidade formativa e de qualidade da instituição”, bem como, a sua importante cooperação com a Universidade do Minho.
O evento contou, também, com a presença de Jorge Marques, diretor Clínico, Luís Basto, diretor do Internato Médico, Narciso Oliveira, diretor adjunto do Internato Médico e Sílvia Santos, da Interna de Oncologia. Para Jorge Marques, os jovens médicos “são o futuro do SNS e do Hospital de Braga”, sendo, por isso, fundamental continuar a ampliar as capacidades formativas da instituição para a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Por sua vez, Luís Basto e Narciso Oliveira reforçaram a disponibilidade do internato para apoiar constantemente os jovens médicos.
É de destacar que, este ano, o Hospital de Braga foi a primeira escolha em três especialidades a nível nacional e em várias outras a nível regional, não tendo ficado com vagas por preencher em quaisquer especialidades.