O novo administrador sucede a Carlos Menezes.

José Eduardo Ferreira é o novo administrador da Universidade do Minho, segundo o despacho assinado pelo reitor Rui Vieira de Castro a 31 de dezembro. Começando a exercer o mandato a partir desta segunda-feira, o recém-nomeado substituí Carlos Menezes, que ocupava o cargo desde setembro de 2018.

O despacho faz referência à experiência de José Eduardo Ferreira “na área da gestão e administração, bem como a sua competência técnica, aptidão e experiência profissional”. O novo administrador é membro das Ordens dos Economistas e dos Contabilistas Certificados, tendo exercido cargos de “alta direção”, desde “diretor geral” a “diretor de projetos em empresas de grande dimensão”.

José Ferreira esteve ainda associado a projetos relacionados com as telecomunicações, ambiente e transportes, em empresas como REFER, CGD, APL e Portugal Telecom. Além disso, participou em “negociações para a construção do Oceanário, Fábrica da Ford/VW e Ponte Vasco da Gama entre outros”, como evidenciado no despacho.

Natural de Moçambique, realizou a licenciatura em Gestão Económica-Financeira, pelo Instituto Superior de Gestão. No ano de 1998, participou no MPD Program da Nyjenrode Business Universiteit, na Holanda, optando, em 2001, por um mestrado em Estratégia Industrial no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL).