Lacerda Sales garante recomeço de aulas a 10 de janeiro
Mesmo com o aumento de casos de infeção por Covid-19, aulas vão arrancar em regime presencial.
Durante a cerimónia de receção aos médicos internos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que se realizou esta segunda-feira, dia 3 de janeiro, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, anunciou que as aulas, para os mais jovens, vão recomeçar a 10 de janeiro. Afastando a hipótese de serem adiadas, o secretário considera o ensino presencial “fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das crianças”.
Lacerda Sales enunciou também que, de momento, não existem alterações de medidas previstas. No entanto, de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros pode vir a avaliar a situação. O governante assegurou ainda que “o país tem capacidade de testagem à covid-19”.
“Temos capacidade de testagem, temos testes, muitas instituições a testar, pelo que queremos que as pessoas se testem, porque é muito importante para controlarmos esta crise sanitária”, afirmou. O secretário apelou ainda para que as pessoas se dirijam aos respetivos locais (laboratórios ou farmácias) onde são disponibilizados testes pelo Serviço de Saúde 24 e não aos hospitais e urgências, de forma a não sobrelotar os profissionais de saúde.