Campanha surge com o intuito de combater a abstenção dos mais jovens.

No contexto das Eleições Legislativas que vão ocorrer no próximo dia 30 de janeiro, o Município de Braga desenvolveu uma campanha digital com a hashtag #SIMEUVOTO. A iniciativa pretende promover a participação dos mais jovens na decisão política do país, contrariando o fenómeno de abstenção.

Não esquecendo que muitos adolescentes vão votar pela primeira vez, Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e delegada das áreas da Juventude, Cidadania e Participação, afirma que “o voto é o melhor e o mais forte instrumento de que os jovens dispõem para dizerem o que pretendem para o seu futuro e para intervirem nos assuntos que têm impacto na sua vida.” Por isso, “é absolutamente essencial que todos, neste caso em particular, os mais jovens, exerçam esse direito”.

Para a vice-presidente, “o combate à abstenção é de todos nós e deixar de votar significa deixar que decisões fundamentais sejam tomadas por outros”. Conforme essa ideologia, o Pelouro da Juventude iniciou a campanha digital #SIMEUVOTO através das redes sociais, para “estimular o voto dos mais jovens, divulgando toda uma série de informações úteis e importantes sobre esse ato tão decisivo e poderoso: votar”.