Os pormenores do cartaz ainda são desconhecidos, mas já estão a ser organizados.

A semana mais aguardada pelos estudantes minhotos esteve quase apagada dos calendários dos dois últimos anos, devido à situação pandémica. Contudo, as Monumentais Festas do Enterro da Gata estão de volta de 7 a 13 de maio, com o Altice Forum Braga de braços abertos para receber o evento novamente.

O Presidente da AAUM, Duarte Lopes, avançou a informação este sábado, na cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais. Apesar de manter o “modelo semelhante”, o mais recente dirigente aponta que “haverá otimizações” na festividade. Assim, seguindo os passos de Coimbra, “que tem uma roda gigante”, ou Porto, “onde há carrinhos de choque”, Duarte Lopes expressa a vontade da associação académica em introduzir “algumas diversões”.

Para além disso, à semelhança de 2019, as barraquinhas de curso não estão autorizadas a colocarem música. Contudo, este ano traz uma novidade. O dirigente anunciou que se vão realizar espetáculos no palco interior do recinto, enquanto que podem decorrer, em simultâneo, as atuações principais no palco exterior. Esta foi a solução pensada para as críticas apontadas à organização de há dois anos, visto que os espetáculos a ocorrer no palco exterior eram transmitidos no interior do espaço.

A estimativa é que o Enterro da Gata tenha 700.000 euros de orçamento. Quanto aos nomes do cartaz, ainda são desconhecidos.