Em 2022, os projetos da Convocatória Aberta de Projetos Artísticos, Olh’Ó Teatro, continuam a presentear os bracarenses com reflexões sobre o território.
A programação de 2022 do Olh’Ó Teatro começa já este mês de janeiro. O início fica marcado pela apresentação do documentário Rio Este, dia 28. No dia seguinte, é a vez da peça de teatro TARANTATA, apresentada pela Companhia de Teatro de Braga.
Com exibição na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o documentário Rio Este consiste num “produto artístico criado a partir das histórias contadas, dos acontecimentos extraordinários e até das histórias inventadas. A população é quem cria o enredo e quem define as personagens. As águas são protagonistas e os bracarenses são usados como mote para a criação de um espetáculo, que surge para cuidar em termos morais de um património ainda vivo e natural”.
Por sua vez, a peça de teatro TARANTATA, da criação de Eduardo Molina, será apresentada no Mosteiro de Tibães e explorará “a insurreição da impossibilidade de continuar a mentir sobre as dores e angústias, esgravatando a dificuldade humana em coexistir salutarmente com o sofrimento”.
Para encerrar o programa, o Olh’Ó Teatro desembarca em Nogueira, com a CEA e o espetáculo A roupa está suja!; em Sequeira, com a Tin.Bra e o espetáculo Odisseia de Emigração – Ir e, por fim, em São João de Souto, com a performance “A rua do Castelo que se abre”, de Ana Paula Leite.