A eficácia da equipa minhota diminuiu ao longo da partida.

O VC Viana deslocou-se, este domingo, aos Açores para defrontar a AJ Fonte do Bastardo, numa partida a contar para a Taça de Portugal. Os minhotos perderam por 3-0 e ficam, assim, de fora da prova rainha de voleibol.

Contrariamente ao que se poderia esperar, a partida, na Terceira, começou com algum equilíbrio. Ainda assim, a equipa das ilhas conseguiu estar sempre na frente do marcador.

O VC Viana conseguiu empatar o placard (11-11) e foi mantendo um bom ritmo de jogo. André Rosa foi muito solicitado pelo passador vianense e conseguiu somar vários pontos para os minhotos.

João Franco fez alterações na equipa e lançou João Cardia para o lugar de Nuno Marques para aumentar a eficácia na receção. Os marujos conseguiram, aos 15-16, estar pela primeira vez na frente do marcador.

Com uma vantagem de quatro pontos (15-19), a AJ Fonte do Bastardo fez uma dupla substituição e o ex-Vitória SC, Bruno Cunha, foi a jogo. Os açorianos conseguiram aproximar o resultado, mas também cometeram alguns erros no serviço.

Na fase crucial do set, a equipa da casa conseguiu virar o marcador. O VC Viana tornou-se mais instável e acabou mesmo por perder o set por 25-22.

No segundo set do encontro, a equipa açoriana entrou mais forte, mas os marujos conseguiram, em alguns momentos, dificultar o jogo ao adversário. Com ímpeto, os minhotos voltaram a estar na frente do marcador aos 9-10, mas rapidamente voltaram a estar em inferioridade no marcador.

O set parecia estar a correr bem aos minhotos, mas a AJ Fonte do Bastardo superiorizou-se e aumentou a distância no marcador para cinco pontos (17-12). João Franco pediu pausa técnica para tentar reorganizar a equipa e lançou novamente João Cardia para a quadra.

O confronto tornou-se cada vez mais difícil para os vianenses. Num set menos positivo para a turma de Viana do Castelo, os insulares fecharam o parcial por 25-17.

No que viria a ser o último set da partida, João Franco fez alterações no seis inicial para tentar contrariar o jogo da equipa dos Açores. No entanto, a estratégia não resultou. A equipa do Minho continuou a cometer muitos erros.

Aos 8-4, o técnico do VC Viana juntou a equipa, mas a distância conseguida pelos açorianos no marcador continuou a aumentar, assim como os erros de serviço dos marujos. João Franco voltou a reunir a equipa aos 13-6, esgotando assim as duas pausas permitidas por set.

A partida ficou cada vez mais complicada para os minhotos e o desfecho era previsível. Assim, a AJ Fonte do Bastardo fechou o confronto em 3-0, com um parcial de 25-13.

O próximo jogo dos marujos é frente ao Clube K, desta vez a contar para a Série dos Últimos da Liga Una Seguros. A partida está agendada para o próximo sábado, dia 29 de janeiro.

Recorde ainda: Casos de Covid-19 no Vitória SC adiam dérbi minhoto frente ao VC Viana