As inscrições para votar antecipadamente em mobilidade estão abertas até dia 20 de janeiro.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), mais de 166 mil eleitores inscreveram-se até às 12h00 desta terça-feira, dia 18 de janeiro, no voto antecipado para as Eleições Legislativas 2022. O MAI avança dizendo que se registaram 157.100 cidadãos nos dois primeiros dias de inscrições, entre domingo e segunda-feira, 68.904 e 137.800, respetivamente.

O voto antecipado vai realizar-se dia 23 de janeiro, contudo, pode ser efetivado no dia das eleições a 30 de janeiro. As inscrições para o voto antecipado em mobilidade estão disponíveis até quinta-feira, 20 de janeiro.

Em termos comparativos, nas últimas presidenciais de 2021, 246.922 pessoas inscreveram-se para votar antecipadamente. Assim, as legislativas de 2022 contam já com mais de metade dos inscritos de 2021, registando, em comparação, um número de eleitores superior em termos relativos do que no ano passado.

Nesta modalidade, os cidadãos tem possibilidade de escolher o local de voto a que se inscrevem, num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Por conseguinte, podem fazê-lo via eletrónica ou via e-mail para a Secretária-Geral do Ministério da Administração Interna.

O voto antecipado em mobilidade é uma das várias modalidades que os cidadãos têm para exercer o seu direito de votar antes do dia da eleição, existindo ainda outras datas e modalidades.