A série acompanha a história de várias famílias que se interligam, numa missão para encontrar o amor e um propósito para a vida. With Love foi lançada em dezembro pela Amazon Prime Video. Ao longo de cinco episódios, cada um a desenrolar-se ao longo de um feriado diferente, estas famílias vão viver alguns dos dias mais intensos do ano, com muita animação, tristeza e emoção.
With Love foca-se em quatro casais que ou se apaixonam ou voltam-se a apaixonar-se. Em comum a todos eles está a conexão da família católica e latina Diaz com todos. Esta família reúne-se com grandes festividades para cada feriado e é durante a celebração ou nos preparativos da mesma que o escândalo, que dá o rumo à narrativa do feriado, toma lugar. Não é que não haja carinho ou amor, mas é por se viver de forma constante que todas as relações se tornam complicadas. A necessidade de proteger e verificar se “está tudo bem” sobrepõe-se sobre os valores do casal e cria desentendimentos.
A começar pelo Natal onde o filho Jorge Diaz (Mark Indelicato) apresenta o namorado bissexual (Vincent Rodriguez III), passando pelo Quatro de Julho em que a irmã Lily Diaz (Emeraude Toubia) e o seu novo namorado Santiago (Roma Flynn) vão viver juntos até ao Dia dos Muertos, onde a prima Sol Delgado não quer partilhar a dor de perder os pais com a nova família, causando constrangimentos. Todas as situações trazem problemas. A parte refrescante é que não deixando de ser uma série de comédia. Realmente, é uma comédia que faz rir o espetador. Sem dúvida que a emoção traz essa humanidade que permite a audiência relacionar-se e, por isso, sente a piada.
No entanto, entre compromissos e desastres, a série destaca-se pelos desentendimentos dos pais de Lily e Jorge. Apesar de não serem as personagens principais ganham relevo pela profundidade da relação e por esta não ser um “mar de rosas”, como os filhos pensavam. Os pais, Beatriz (Constance Marie) e Jorge (Benito Martinez), representam uma mudança de ritmo muito bem-vinda ao sentido da história. Mesmo que seja numa vertente mais pesada tornou toda a história da sitcom mais interessante.
Assim, o uso de gerações diferentes permite criar várias camadas de humor e a presença constante – e às vezes inoportuna – de toda a família cria conflitos nas relações do Jorge e da Lily. Estes avisam os futuros namorados que namorar com eles é, necessariamente, namorar com toda a família. Contudo, esta pressão determina também a atitude dos protagonistas. No caso da Lily, inicialmente, falha em perceber que não procura amor, mas sim relações sem compromisso. Assim, mesmo que tenha ficado feliz com a última separação desespera na procura do homem dos seus sonhos e nunca dá atenção à razão pela qual as suas relações falham. Com apenas cinco episódios, o crescimento da personagem, juntamente com o talento de representação da atriz, permite a visualização das suas ligeiras progressões emocionais, mesmo a tempo do final da temporada. Deste modo, a série não só é dedicada aos objetivos, mas também sobre os pequenos marcos que levam ao final.
Em termos individuais, destaca-se a atuação sensível de Isis King na criação da Sol Delgado, uma médica transexual que inicia numa nova relação amorosa com o seu colega de trabalho Dr. Miles Murphy (Todd Grinnell). O casal enfrenta as dificuldades de interação social, principalmente pela pouca informação que circula na sociedade. Torna-se revolucionário e refrescante a presença de realidades que existem e não são suficientemente faladas.
Concluindo, With Love é uma excelente aposta para quem procura algo divertido e leve, mas sem perder a emoção. Graças ao enorme leque de personagens oferece uma personagem com quem o espetador se irá identificar e sentir representado no seio da família e da própria vida.
Título Original: With Love
Realização: Gloria Calderón Kellett
Argumento: Gloria Calderón Kellett
Elenco: Emeraude Toubia, Mark Indelicato, Isis King
EUA
2021