De 21 a 24 de fevereiro, Braga e Guimarães são os palcos para a Semana da Euforia.

O evento que dá o mote ao início do segundo semestre acontece de 21 a 24 de fevereiro. O ComUM esteve à conversa com Nádia Gouveia, vice-presidente da AAUMinho, para entender o funcionamento e os objetivos da iniciativa.

O evento retoma este ano, após uma pausa forçada pela pandemia, e pretende, segundo Nádia Gouveia, trazer um “conjunto de iniciativas recreativas, culturais e momentos de diversão durante quatro dias”. Assim, a euforia sai nos campus de Gualtar e Azurém.

De acordo com a vice-presidente, “o intuito desta semana é unir a comunidade estudantil e motiva-la para o início do semestre”. “Esta semana é o ponto de partida para um ano com muitas atividades recreativas e de cariz solidário na Universidade do Minho”, acrescenta.

“A grande aposta da associação é o rally das tascas”, que acontece no dia 22 de fevereiro nos dois campus. Deste modo, esperando um maior número de inscritos, a AAUMinho garante a criação de um kit de participação mais reforçado, o que resulta, na visão de Nádia Gouveia, numa melhor qualidade do evento. Além disso, acrescenta que as equipas vencedoras do rally recebem um bilhete para o festival Meo Marés Vivas.

Ao ambiente festivo é aliado um Sorteio Solidário, considerado, segundo a entrevistada, a atividade mais importante. “A ideia é aliar uma atividade social aos eventos recreativos”, pelo que os estudantes devem contribuir com bens alimentares e também itens de higiene pessoal até dia 25 de fevereiro. Os produtos arrecadados vão ser doados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Contudo, a colaboração nesta iniciativa torna-se ainda mais aliciante com uma recompensa. Sendo assim, os participantes habilitam-se a ganhar pulseiras para o Enterro da Gata 2022.

Para além destas atividades, são protagonizadas nas duas cidades atuações de grupos culturais. “BI BA DUM JAZZ” abre a semana de espetáculos na segunda feira, dia 21, no Bar da Cantina do Campus de Gualtar, proporcionando “um momento mais calmo”. A partir das 19h00 dá-se início à euforia em Guimarães, com “Festa, Música, Tun’Obebes”, na sede da AAUMinho. Já à noite, em Braga, a Agustuna protagoniza a “Festa do Semina”, a decorrer no Largo do Carpe. A primeira noite da semana é finalizada com a festa “PropheticX”, realizada pela Opum Dei, em Braga, e com “Euphoria is Back”, com lugar no Bar Académico de Guimarães.

No dia seguinte, NAMEcUM protagoniza o “Happy Hour Mecânica”, no Largo Double, em Guimarães. Por outro lado, em Braga, a Literatuna e a iPUM organizam a “VI Beb’UM”. A festa temática “Twosday 22/2/22” fecha a terça-feira de euforia, em ambos os bares académicos.

As atividades de dia 23 iniciam-se às 15h00, no Bar Académico de Guimarães, com o “Torneio da Sueca”, ao cuidado do NEETEXUM. Mais tarde, ainda em Azurém, a Afonsina apresenta a “Brick Party”. Em Braga, pelas 22h00, o Largo dos Peões recebe a “ARCUM da Belha”. O “Stoplight Party” termina mais uma noite nos dois bares académicos.

“BI BA DUM JAZZ” regressa no último dia de euforia, desta vez no Bar da Cantina de Azurém. “Ping my Pong”, organizado pela Comissão de Festas de Arquitetura, fecha a semana de atividades em Guimarães. Por fim, a semana encerra-se na festa “Gata Na Praia”.

A Associação Académica espera uma grande adesão dos estudantes e compara esta semana à Receção ao Caloiro. Nádia Gouveia afirma que se “espera que os estudantes tenham a mesma vontade de participar”.

Artigo por: Ana Beatriz CunhaFilipa Alves