De Quim Barreiros a Toy, passando pela “Queima do Galheiro”, o espírito carnavalesco invade o concelho.
Em 2022, Vila Nova de Famalicão regressa aos poucos à normalidade, em especial na época carnavalesca que se aproxima. A Câmara Municipal preparou um programa recheado de tradição e animação, com desfiles e concertos de música popular.
O grande destaque assenta no regresso da tradição ancestral “Queima do Galheiro”, na freguesia de Fradelos. Se em tempos a queima se repetia em diversos lugares da freguesia, este Carnaval o ritual ocorre em apenas dois: no Lugar de Ferreirinhos e no Lugar de Quinta/Sapugal.
Apesar do menor número de participantes, o espírito na tradição pagã identitária local mantém-se. O ritual consiste na queima de uma enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro. Desta forma, ao longo do dia e nos dias anteriores, a população vai amontoando os restos das sementeiras. Por sua vez, no topo é colocado um boneco a quem se chama entrudo, para posteriormente se pegar fogo. Tal ato pretende assinalar inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas. Além disso, marca o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal.
Em Ferreirinhos, a animação inicia-se no dia 26 de fevereiro, com variadas atuações musicais e desgarradas. Na terça-feira de Carnaval, dia 1 de março, a noite começa com um Concerto Comunitário da Queima do Galheiro, com colaboração de pessoas da comunidade e alunos das escolas de Sapugal e Valdossos. Para levar a alegria ao êxtase, segue-se Quim Barreiros. Posteriormente, ocorre a tradicional “Queima do Galheiro”.
Já em Quinta/Sapugal, as festividades iniciam-se dia 28 de fevereiro, com um espetáculo audiovisual e um Baile de Máscaras. No dia de Carnaval, ocorre também a “Queima do Galheiro”, antecedida por atuações musicais, entre elas, a de Toy.
Além disso, pelo resto do concelho minhoto, dos dias 24 a 27 de fevereiro, decorre a iniciativa gastronómica “Dias à Mesa”. A atividade consiste em servir Cozido à Portuguesa pelos restaurantes de Vila Nova de Famalicão. Para complementar, no Domingo Gordo, dia 27 de fevereiro, na via ciclo pedonal Famalicão – Gondifelos acontece a iniciativa “Caretos na Ciclovia”.