Várias autarquias europeias comprometeram-se a adotar uma abordagem preventiva ao nível da saúde.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esteve presente na conferência “Healthy Cities – Healthy Citizen”, que decorreu esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, no âmbito da presidência francesa da União Europeia. Durante a sessão, várias cidades europeias assumiram o compromisso de adotar uma abordagem preventiva ao nível da saúde de modo a combater, de forma sustentável, futuras pandemias.
Assim, foram identificados alguns fatores de risco como a destruição de ecossistemas, o aquecimento global, os métodos de produção agrícola, as doenças crónicas e o enfraquecimento dos sistemas de saúde. No entanto, para que seja possível efetivar o compromisso, as autarquias concordaram que é necessário designar recursos para que o poder local, mais próximo dos cidadãos, consiga atuar de uma forma mais rápida e eficaz.
Ricardo Rio, durante a conferência, referiu que os poderes locais tiveram um papel “absolutamente determinante” no combate ao Sars-Cov-2 e que se estendeu à testagem, vacinação e ao apoio imediato a instituições. “As autoridades locais e regionais demonstraram a capacidade e flexibilidade necessárias para dar resposta a problemas que não eram da sua competência, mas que passaram a ser enfrentados como tal”, argumentou
Mencionando o exemplo bracarense, o autarca referiu o projeto “Braga a Sorrir”, que visa a prestação de cuidados de saúde oral às pessoas mais desfavorecidas. O rastreio pediátrico da ambliopia e o apoio na compra de vacinas para crianças foram iniciativas igualmente enunciadas por Ricardo Rio. “Ao longo do tempo, os municípios foram assumindo cada vez mais protagonismo nesta área, desenhando políticas adequadas de promoção do bem-estar físico e mental, prevenção de comportamentos de risco, promoção de literacia e educação para a saúde, promoção de equidade, cidadania e igualdade de género e de qualificação ambiental e desenvolvimento territorial”, explicou.