No livro “Escolas que abraçam”, estão presentes histórias e experiências proferidas por alunos que participaram no projeto.
O Município de Braga e o Município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, Brasil, juntaram-se para promover um projeto de intercâmbio educativo e cultural. A iniciativa, dirigida aos alunos do quarto, quinto e sexto ano do ensino básico, de ambos os países, contou com a participação de cerca de 100 alunos bracarenses.
O principal objetivo do projeto foi permitir aos estudantes estabelecer contacto com as diferentes comunidades e as características que as diferenciam. Tendo como traço em comum a língua portuguesa.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, o município está recetivo a projetos que representem uma mais-valia educativa, cultural e social. A realização desta iniciativa pretendeu, segundo a vereadora, uma “troca gratuita de informação e partilha de temas relevantes da atualidade, discutidos e apresentados através do olhar sensível e muito perspicaz das crianças e jovens”.
Carla Sepúlveda acredita que “o futuro está nos intercâmbios entre as gerações mais novas”, de forma a que se possa promover “o crescimento e desenvolvimento de ambas as culturas”. Segundo a vereadora, “o melhor espaço para o fazer é a escola”. “O estímulo do pensamento crítico é algo que deve permanecer no espaço escola” sendo que, é a partir deste tipo de projetos que se consegue ouvir e pensar nas diferenças culturais e sociais, defende.