No município, vivem cerca de 800 cidadãos ucranianos “perfeitamente integrados”, diz Ricardo Rio, estando disponível para receber mais.
“Não deixaremos de disponibilizar todos os meios que estiverem ao nosso alcance para apoiar a Ucrânia e o seu povo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, à RUM. As declarações do autarca surgem depois de António Costa afirmar que Portugal está disponível para acolher cidadãos ucranianos que abandonem o seu país.
Na sequência da guerra entre Rússia e Ucrânia, são muitas as pessoas que estão a abandonar o país. Por esta altura, segundo dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), são já mais de cem mil. Ricardo Rio está disponível para receber refugiados da Ucrânia na cidade de Braga. “Há várias décadas que Braga acolhe cidadãos ucranianos. São quase 800 os que residem na cidade e estão perfeitamente integrados nos mais diversos setores da sociedade”.
O autarca relembrou que pessoas de várias nacionalidades têm escolhido a cidade minhota para recomeçar a vida, longe da guerra. “Braga tem tido a capacidade de acolher pessoas que têm de procurar um porto seguro. Tem sido esse espaço de acolhimento pleno”, rematou Ricardo Rio.