Para esse objetivo foi apresentada uma candidatura que, mesmo que não seja contemplada com financiamento, vai avançar.
A Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga, a Bragahabit, o Theatro Circo, os Transportes Urbanos de Braga, a AGERE e a Braval assinaram, esta segunda-feira, um protocolo que pretende mobilizar os bracarenses para a importância da colaboração no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS principal é o número 11 – cidades e comunidades sustentáveis.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, Braga foi uma das primeiras cidades portuguesas a apresentar o seu relatório de sustentabilidade, tendo já concretizado 69,3 por cento dos ODS. “Queremos continuar a desenvolver um conjunto de iniciativas que contribuam para que Braga seja uma cidade líder em matéria de sustentabilidade, seja nas áreas do desenvolvimento económico, da inclusão, da salvaguarda ambiental ou de modelo de governança”, referiu Ricardo Rio, assinalando que Braga está na corrida para ser uma das primeiras 100 cidades-piloto europeias que podem atingir, de forma mais célere, a descarbonização.
O autarca destacou ainda o facto de Braga figurar na lista das melhores cidades do mundo no combate às alterações climáticas e de estar nos melhores em termos de políticas de sustentabilidade, segundo o índice da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O protocolo possibilita a criação do grupo de trabalho “Braga Une-se na Sustentabilidade” que, ao longo deste ano, vai desenvolver um conjunto alargado de atividades de sensibilização para as temáticas da colaboração e da sustentabilidade junto da comunidade escolar, dos colaboradores do município e da população em geral. Entre as atividades propostas está, por exemplo, a atribuição de um desconto de 75% no passe mensal para os trabalhadores do universo municipal ao longo do ano de 2022 e a oferta de ecopontos e de garrafas reutilizáveis.
Este trabalho vai ser também realizado no âmbito dos maiores eventos da cidade, nomeadamente na Braga Romana, no São João, na Noite Branca e no Braga É Natal, com iniciativas que vão promover a consciencialização e a mudança de comportamentos.