Jorge Miranda é o presidente da comissão organizadora das celebrações.
Segundo o despacho desenvolvido pelo Presidente da República, a cidade de Braga vai ser a “sede das comemorações, em 2022, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como junto das comunidades portuguesas no Reino Unido”. O comunicado, divulgado esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, apresenta ainda o professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda, como o presidente da comissão organizadora.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante António da Silva Ribeiro, o chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, o chefe da Casa Militar do Presidente da República, Vice-Almirante Luís de Sousa Pereira, a secretária do Conselho de Estado, Rita Magalhães Collaço fazem parte da equipa organizadora. O secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, Tenente-General João Vaz Antunes, a secretária-Geral da Presidência da República, Ana Cristina Baptista, e a Chefe do Protocolo do Estado, embaixadora Clara Nunes dos Santos, integram também a comissão.
Em 2021, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu a médica Carmo Caldeira, diretora do serviço de cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, para ser a presidente da comissão organizadora das comemorações. A nomeação surgiu como uma homenagem aos profissionais de saúde. Há dois anos, as celebrações do Dia de Portugal foram canceladas devido à situação pandémica, realizando-se apenas uma cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos.