A nova era mística de FKA twigs chegou com a estreia de CAPRISONGS. Totalmente distinta de toda a discografia anterior, trata-se de uma mixtape espirituosa de 17 faixas, com nove participações especiais. Lançada a 14 de janeiro, revela-se como uma coleção confiante e enamorada pela redescoberta de si mesma.

CAPRISONGS resulta da fusão de R&B alternativo e eletrónica. A virtuosa artista britânica, FKA twigs, já soma quase dez anos de carreira. Estreou-se na indústria musical, depois de algum tempo como dançarina, com o curto EP1 (2012) e os álbuns de estúdio LP1 (2014) e Magdalene (2019). Em entrevista para a revista Variety, a cantora confessou ser a primeira vez que conseguiu “transformar dor em alegria”. “CAPRISONGS é sobre rir de novo, redescobrindo o meu lado atrevido”. Sons únicos e enigmáticos celebram o signo capricórnio da artista de 34 anos.

publico.pt

O single promocional deste projeto- “tears in the club”– materializa um duo imprevisível, com a superestrela de R&B, The Weeknd. A sua voz inconfundível funde-se com a suavidade do canto de FKA twigs, sobre memórias asfixiadas de uma relação antiga. É uma criação sedutora menos vanguardista, sem perder a genialidade.

“ride the dragon” é uma introdução sensorial ao universo de FKA twigs. Com um ritmo urban, ad-libs reverberados aceleram e recuam numa atmosfera sensual e misteriosa (“I’m still that mysterious b**** / ‘Cause no one does it like I do”). As melodias livres de sopro sincronizam-se com a hipnotizante coreografia do videoclipe.

Os versos dissilábicos de “honda” completam a energia da música anterior, com a ajuda do rapper britânico Pa Salieu. A melodia afro eleva o refrão jovial e despreocupado. Num desejo profundo de renascer, “meta angel”, por sua vez, é um dos temas mais especiais de CAPRISONGS. É uma experiência sónica superior proporcionada por notas de piano, bass intenso e o cintilante vocal soprano da cantora.

Já a melodia lenta e atrevida de “oh my love” contrasta com as sensações de um amor fugaz. Entre harmonizações celestiais, memorandos de voz atravessam o disco com confissões, conversas e conselhos dos amigos de FKA twigs. Esta abordagem mais próxima também é usada nas faixas 14 e 16, “track girl interlude” e “christi interlude”, respetivamente.

“pamplemousse” é totalmente disruptiva na composição. Embebida no estilo breakbeat de texturas dispersas, esta faixa ascende ao plano astrológico de “caprisongs interlude”. À sua semelhança, “lightbeamers” exterioriza lembretes acolhedores e de autorreflexão no admirável espectro vocal da artista: “Tell yourself you love you so/Lay down your fears, baby, ain’t anybody dies from it, no”.

Agitada e eletrizante, “papi bones” celebra a colaboração dancehall com a rapper/DJ shygirl. As influências latinas e reggae advêm da produção executiva de FKA twigs ser partilhada com El Guincho, produtor reconhecido por trabalhar com Rosalía. Já a divertida “which way” perde-se na nostalgia experimental e psicadélica pop-punk dos anos 2000.

“jealousy” embeleza um sentimento penoso do par numa envolvência dançante. Esta estética alinha-se com a participação exuberante do músico nigeriano Rema, sintonizado em afrobeats. Num jogo de luzes ousado, o videoclipe comemora a multiplicidade cultural afroamericana. Mais uma prova da visão cinematográfica e da versatilidade ímpar de FKA twigs.

O coro orquestral com Daniel Caeser cristaliza a vibração radiante. “careless” embeleza um relacionamento de dependência amorosa e o instrumental viaja na ligação encantadora desta dupla. Com o solo de piano de “minds of men”, uma faixa já quase no final, a essência angelical da artista funde-se com a nova sonoridade do disco eletrónico.

Podemos dar um especial destaque para “darjeeling” com Unknown T e Jorja Smith. A performance soul de excelência e as leves harmonias de FKA twigs dão brilho à lírica terapêutica. Por último, “thank you song” não é um regresso à personalidade exclusiva e sombria, mas um compasso futurístico de gratidão. “Thank you, thank you, I’m okay/‘Cause you care, I made it through today” é a mensagem de agradecimento após uma confissão de traumas emocionais.

Ninguém fica indiferente ao talento sobrenatural de FKA twigs. Com uma visibilidade crescente, o projeto elevou-se ao primeiro lugar na tabela Billboard Top Dance/Electronic. Por ser uma compilação, esta mixtape entra, por vezes, em confronto com segmentos drásticos ou vazios. O ouvinte pode estranhar num primeiro contacto, mas CAPRISONGS destaca-se pela honestidade, alegria e metamorfose artística de FKA twigs.