Em "Instrumentos Musicais Singelos", Guimarães convida famílias a produzir gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes.

No próximo domingo, a partir das 11h00, a Casa da Memória, em Guimarães, promove a oficina “Instrumentos Musicais Singelos”. Sob o mote “um domingo na Casa da Memória para construir instrumentos musicais a partir de materiais efémeros”, Guimarães convida famílias a produzir gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes.

A iniciativa, sob a orientação de Napoleão Ribeiro, procura difundir “um saber fazer que é, em muitos casos, tão ancestral quanto a humanidade”. Em comunicado de imprensa, explica-se que a confeção de instrumentos musicais efémeros fez, até há poucos anos, parte de um quotidiano intrinsecamente ligado à natureza. Assim, “construídos a partir de materiais pouco duráveis, tratam-se de instrumentos que, no mundo contemporâneo e cada vez mais urbano, foram caindo no esquecimento, sobrevivendo, em muitos casos, apenas como recordações de infância dos mais velhos”.

A oficina “Instrumentos Musicais Singelos” é organizada pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina. Destinada a famílias e crianças a partir dos seis anos de idade, tem limitação de participantes e um custo de dois euros. A inscrição deve ser feita através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do contacto telefónico 253424716.