O Largo Dr. Martins recebe uma programação para todos os gostos e idades.

Segundo avançado pelo Theatro Gil Vicente, em fevereiro, o espaço cultural barcelense recebe uma programação diversificada e repleta de “muita animação”, com pisadas nas mais variadas vertentes do mundo do espetáculo. Do teatro fica a promessa de muita animação.

A programação cultural no Largo Dr. Martins de Lima inicia-se com “O Rei dos Cowboys” (1943), a 8 de fevereiro, às 21h30. A sessão de cinema conta a história de um “jovem da cidade que parte para o Wild West e arranja trabalho num rancho onde conquista a mão da filha do proprietário depois de muitas aventuras, que incluem um transporte de gado por comboio, o assalto por rivais e a invasão da vila pelo gado”.

Do mundo cinematográfico, chega-se ao ecossistema musical, com a subida de PZ a palco, dia 12 de fevereiro, às 22h00. Três dias depois, o Theatro Gil Vicente recebe a primeira peça de teatro de fevereiro, o “Pirilampo”. A sessão exclusiva para escolas, trazida pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, conta a história de um pirilampo que “perde a sua luz e parte à procura dela”. Na mesma modalidade, o dia 16 de fevereiro é tomado pelo Tin.Bra, a Academia de Teatro de Braga, que apresenta a “História de um Voo”.

No dia 19 de fevereiro, parte-se para uma aventura pelo mundo de Agatha Christie, com a “Ratoeira”. Na peça, “um grupo de desconhecidos” – trazidos por Ruy de Carvalho, Filipe Crawford, Sara Cecília, Henrique de Carvalho, Sofia de Portugal, Daniel Cerca Santos, Luís Pacheco e Elsa Galvão – “está preso numa pensão durante uma tempestade de neve, um dos quais é um assassino”.

De uma programação mais madura a uma programação mais jovem, dia 20 de fevereiro fica marcado por um teatro para bebés. Em “A Quinta”, da companhia de teatro ETCetera- Teatro para Todos, os bebés terão” a oportunidade de passar por experiências como as diferentes texturas de animais, de os alimentar, de colher fruta, de mexer na terra ou de plantar”.

A 22 de fevereiro, retoma-se as sessões de cinema. Desta vez com “A primeira vaca da América” (2019), o Theatro Gil Vicente convida à descoberta da história de dois homens que se vêem obrigados a roubar o leite a uma vaca.  No dia seguinte, a Academia de Teatro de Braga volta a presentear as gentes barcelenses, com “Os Piratas” – uma peça que procura responder à questão “e se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas?”.

Ainda entre o sonho e a realidade, chega ao Theatro Gil Vicente, a 26 de fevereiro, um espetáculo de ilusionismo. Em “Histórias Essenciais”, Gonçalo Gil “reúne um conjunto de experiências interativas e imersivas, nas quais cada um é convidado a ser uma peça de um puzzle maior”. Por fim, o teatro sobe, mais uma vez, ao palco, no dia 27 de fevereiro, às 16h00, com o “Circo num Baú”, pela Trupilariante – Companhia de Teatro e Circo.