O alunos provém de países como Itália, Brasil, Espanha, Turquia, Argélia, Bielorrússia, Moçambique, Cazaquistão ou Japão.
Esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, os estudantes de intercâmbio que chegam à Universidade do Minho no segundo semestre de 2021/22 vão ser recebidos num programa de boas-vindas (Welcome Day). A receção vai decorrer no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, e conta com 156 alunos oriundos de 26 países.
A sessão de abertura está prevista para as 10h00 e vai contar com a presença da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da diretora dos Serviços de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves. De seguida, durante a atividade, vão ser apresentadas algumas valências e iniciativas da academia minhota: os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, os Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, a Associação Académica e o curso de Português Língua Estrangeira – BabeliUM.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, vai dar as boas-vindas aos novos estudantes de mobilidade às 14h30, após o almoço. Prevê-se ainda um momento cultural com a atuação da Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da UMinho.
Esta iniciativa é organizada anualmente, no início de cada semestre, pelos Serviços de Apoio à Internacionalização. O programa de orientação pretende dar a conhecer a UMinho aos alunos estrangeiros de intercâmbio, fornecendo-lhes toda a informação relevante de forma a facilitar a sua estada e o processo de integração.