“Não dês seca ao futuro. Poupa água” é a mensagem promovida pela Câmara Municipal.

Devido à situação de seca meteorológica vivida em Portugal, o Município de Vila Nova de Famalicão desenvolveu a campanha “Não dês seca ao futuro. Poupa água”. A iniciativa, lançada esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, tem como objetivo incentivar os cidadãos a valorizar e poupar a água. O projeto pretende ainda sensibilizar a população para uma utilização responsável deste recurso.

A campanha “Não dês seca ao futuro. Poupa água” dirige-se sobretudo ao público jovem. Além de chegar aos cidadãos através das plataformas da Câmara Municipal e dos órgãos de comunicação regionais e locais, a iniciativa vai ainda desenvolver-se a partir de espaços outdoors.

O lançamento do projeto surge depois do concelho decidir desligar todos os sistemas de rega automáticos. Com esta medida, o município famalicense prevê uma redução de cerca de 50% do consumo de água.

Segundo o comunicado partilhado pela Câmara Municipal de Famalicão, em 2020, o concelho introduziu “80 equipamentos de medição e controle do caudal e da pressão da água pública em vários locais do concelho com o objetivo de reduzir significativamente as perdas de água no sistema de abastecimento”.