O município famalicense vai assumir a liderança na condução do projeto Mobi.Ave.
A proposta para a celebração de contrato interadministrativo de colaboração e coordenação de competências entre os municípios de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, respeitante ao Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros, foi aprovada na reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro. A abertura do procedimento pré-contratual para aquisição de prestação de serviço público de transporte de passageiros também constou na aprovação.
“É necessário ter transportes públicos de qualidade porque são importantes para a nossa qualidade de vida e para a defesa ambiental” declara o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. “Ao possibilitar a existência de uma rede de transportes acessível, esperamos colmatar um défice existente e sensibilizar as pessoas a mudar as suas rotinas, privilegiando o uso do transporte público nas suas deslocações”.
O autarca reitera que o município vai “reclamar, junto do Governo, os mesmos direitos que a Área Metropolitana de Lisboa e do Porto têm”, para que a dimensão orçamental que está associada a estes transportes seja colmatada. Mário Passos espera, no futuro, ver o território incluído no passe “Andante”.
No total, os três municípios vão investir cerca 80 milhões de euros até 2029, cabendo a Vila Nova de Famalicão o maior valor (55 milhões), pelo facto de o seu território abranger dois terços da rede.