Famalicenses já venciam por quatro golos de diferença, ao intervalo.
O FC Famalicão recebeu, este domingo, a formação do Moreirense FC, num jogo a contar para a jornada 22 da Liga Bwin. O dérbi minhoto terminou com uma goleada da equipa famalicense sobre o conjunto cónego, por 5-0.
O Moreirense FC entrou melhor no encontro e, à passagem do minuto 13, os cónegos criaram a primeira oportunidade de golo. Fábio Pacheco recuperou a bola a meio-campo e serviu André Luís, que, de fora de área, rematou por cima da baliza de Luiz Júnior. No minuto seguinte, André Luís voltou a estar em evidência. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Paulinho, o camisola nove viu o golo ser negado apenas pela barra.
Apesar da insistência dos forasteiros, o FC Famalicão cresceu na partida e, aos 19 minutos, Bruno Rodrigues ficou perto de inaugurar o marcador. Ivo Rodrigues cruzou sobre o flanco esquerdo, mas o camisola 11, com a baliza à sua mercê, atirou por cima. A oportunidade desperdiçada não desmotivou os famalicenses, que desfizeram o nulo ao minuto 26. Pablo cometeu penálti sobre Simon Banza e, na conversão, Pepê Rodrigues apontou o 1-0.
Depois do nulo ter sido desfeito, o jogo assumiu um sentido único e o FC Famalicão cimentou-se no meio-campo ofensivo. Aos 31 minutos, a equipa comandada por Rui Pedro Silva ampliou a diferença no resultado, por intermédio de Simon Banza. João Carlos Teixeira assistiu o camisola 17, que beneficiou de um desvio de Artur Jorge na bola para assinar o 2-0.
Os caseiros não se acomodaram com os dois golos de vantagem e, apenas três minutos depois, Adrián Marín fez balançar as redes do Moreirense FC. Depois de uma combinação com Bruno Rodrigues, João Carlos Teixeira serviu o lateral, que só precisou de encostar para carimbar o 3-0.
Antes do final da primeira parte, ainda houve tempo para mais um golo a beneficiar a turma de Famalicão. Na sequência de uma bola parada estudada, Adrián Marín fugiu à marcação cónega e cruzou com conta, peso e medida para João Carlos Teixeira. No coração da área, o criativo português viu o primeiro remate ser bloqueado por Fábio Pacheco, contudo, na recarga, não facilitou e fez o 4-0. O resultado permaneceu até ao intervalo.
Na retoma do encontro, o FC Famalicão baixou o ritmo e as ocasiões de perigo tardaram a aparecer. No entanto, à passagem do minuto 69, o técnico famalicense viu as substituições surtirem efeito, quando dois atletas recém-entrados na partida fabricaram o quinto golo. Hernán de la Fuente cruzou sobre o lado direito do terreno e Ivan Dolcek, na estreia com a camisola do FC Famalicão, não vacilou e marcou o 5-0.
A equipa do Moreirense FC ainda tentou responder através de um livre direto de Ibrahima Camará. O médio guineense testou a atenção de Luiz Júnior, contudo o guardião respondeu da melhor forma e manteve as redes famalicenses invioladas. O placard não se alterou até ao apito final e o FC Famalicão venceu o Moreirense FC, por 5-0.
Com esta vitória, os famalicenses abandonam, à condição, a zona de despromoção e ascendem ao 15º. posto da Liga Bwin. Na jornada 23 da competição, o conjunto comandado por Rui Pedro Silva desloca-se ao reduto do CS Marítimo. O duelo está marcado para o próximo domingo, dia 20, às 15:30.
Por sua vez, o Moreirense FC, perante este desaire, cai para a 16ª. posição da Liga Bwin. Os axadrezados voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 20, às 20h, para uma receção ao FC Porto a contar para a jornada 23 do campeonato.