O evento decorre em Braga entre os dias 5 e 7 de maio e o acesso é gratuito.

O Festival Política habita, tal como nas últimas duas edições, no Centro de Juventude de Braga e é patrocinado pelo município e pela InvestBraga. O tema da edição de 2022 é a “Desinformação”.

De acordo com Bárbara Rosa, codiretora do festival, a edição deste ano ambiciona capacitar os participantes para “criarem o seu antídoto contra a desinformação”, promovendo a reflexão e a discussão crítica sobre o assunto. A programação conta com filmes, debates e performances, entre outras formas de expressão artística que estimulem este diálogo.

Numa colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, as candidaturas às bolsas de criação artística e intervenção cívica estão abertas até 12 de março, para jovens até aos 30 anos residentes no distrito de Braga. Cada bolsa tem o valor de 500 euros, distribuindo-se entre as modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação.

O objetivo é abordar o tema da “Desinformação” através de, pelo menos, uma das seguintes dimensões: desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais; desinformação enquanto fator para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais; desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo. O regulamento pode ser acedido na íntegra no website do Festival Política 2022.