Golo solitário de Fran Navarro valeu o triunfo gilista.

Na noite deste domingo, o FC Vizela recebeu o Gil Vicente FC, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga Bwin. O dérbi minhoto entre vizelenses e barcelenses terminou com a vitória dos visitantes por 0-1.

A formação da casa entrou mais pressionante, mas sem conseguir criar situações de perigo. A partir do minuto 15, o equilíbrio tomou conta do jogo. Ainda assim, os galos conseguiram adiantar-se no marcador. Aos 26 minutos, Nuno Almeida apitou para a marca de grande penalidade e, na conversão, Fran Navarro assinou o primeiro da turma de Barcelos. A resposta vizelense surgiu dez minutos depois. Samu isolou Cassiano e o avançado brasileiro atirou na direção da baliza. No entanto, Henrique Gomes apareceu no caminho da bola que já seguia para o fundo das redes e cortou para canto.

No último minuto da primeira metade, Cassiano voltou a ter o empate nos pés. Num lance de insistência, a bola sobrou para o atleta vizelense, que rematou ligeiramente ao lado. Até ao apito para o descanso, nenhuma das equipas voltou a criar oportunidades de golo. Desta forma, a turma comandada por Ricardo Soares recolheu aos balneários a vencer por 0-1.

O segundo tempo da partida trouxe o mesmo mote: equilíbrio e poucas aproximações às balizas. O primeiro lance de perigo surgiu apenas ao minuto 60, quando Schettine encheu o pé e rematou a rasar o poste da baliza defendida por Andrew. O FC Vizela voltou a conseguir assumir o controlo da partida e, aos 70 minutos, Rashid tentou fazer o golo de longe, mas Andrew mostrou-se atento.

Já aos 81 minutos, foi a vez do Gil Vicente FC ficar perto de ampliar a vantagem. Fujimoto recuperou a bola em zona avançada e lançou Samuel Lino. O avançado brasileiro ficou cara a cara com o guardião vizelense, mas Pedro Silva tapou o ângulo de remate ao jogador gilista e evitou o 0-2. A equipa visitante continuou a procurar o segundo tento e, a três minutos do final, Pedrinho obrigou Pedro Silva a aplicar-se.

Ainda assim, os homens da casa não atiraram a toalha ao chão e, já no tempo de compensação, avistaram o empate. Kiki, por duas vezes, esteve perto de marcar. Primeiro, ganhou a bola à entrada da área gilista e um desvio impediu que a bola seguisse para o fundo das redes. De seguida, um remate acrobático do defesa luso só foi travado por uma parada apertada de Andrew. Apesar do esforço, os anfitriões não conseguiram marcar e a partida culminou num triunfo dos gilistas pela margem mínima.

Com este resultado, o FC Vizela fica na 11.ª posição, com 23 pontos conquistados. Por sua vez, o Gil Vicente FC reforça o quinto posto e soma agora 37 pontos. Na próxima jornada, a turma vizelense defronta o FC Paços de Ferreira no Estádio Capital do Móvel, às 18h do próximo sábado, dia 19 de fevereiro. No mesmo dia, pelas 15h30, os gilistas medem forças com a Belenenses SAD, no Estádio Cidade de Barcelos.