O concelho pretende a implementação de "reais políticas de juventude".

O Município de Guimarães passou a integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. A adesão do concelho surgiu com o intuito de promover a participação jovem para a implementação de políticas de juventude, através de uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local.

O vereador da Juventude, Nelson Felgueiras, declara que o compromisso de adesão à rede vai ser “um impulso necessário para despertar o interesse dos jovens na apresentação de contributos para a evolução das políticas locais”. O vereador destaca também a vantagem de “partilha de experiências e práticas a nível nacional”.

Ao integrar a rede, Guimarães passa a ter acesso a uma rede nacional com partilha de práticas municipais em matérias de políticas de juventude. Do mesmo modo, esta adesão permite ao município a partilha de sinergias, contactos e informação privilegiada, a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude” e o acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, símbolo e garantia de uma autarquia que “privilegia e se preocupa com os seus jovens”.