A iniciativa vai realizar-se esta quinta-feira, pelas 18h30.

A iniciativa “tratar o cancro por tu”, desenvolvida pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), vai decorrer no Centro da Juventude de Braga. Nesta e nas próximas sessões a decorrer até ao fim de março, vai-se conversar sobre o que é estar doente com cancro, sobre os tratamentos e a importância dos mesmos. Braga é uma das seis cidades a receber esta iniciativa.

O propósito desta iniciativa é a transmissão de informação sobre os diferentes tipos de cancro. Em declarações à RUM, o investigador e membro da direção do Ipatimup, José Carlos Machado, entende que é importante “conversar com as pessoas relativamente a áreas do cancro onde há menos literacia científica”. Assim, os seis encontros vão destacar um tipo específico de cancro, sendo o cancro da mama o tema em Braga.

Embora exista muita informação sobre a prevenção da doença, o investigador entende que a compreensão do diagnóstico ainda está longe de ser fácil para a maioria das pessoas. “Os doentes têm pouca informação e conhecem pouco do que verdadeiramente lhes está a acontecer”, afirma.

Nas sessões vão estar presentes investigadores da área em concreto, especialistas no tratamento e um convidado para representar a população menos especializada. “O convidado vai dar um outro parecer e vai trazer, à conversa, um cariz um pouco diferente, que tornará a sessão mais acessível ao público”, acrescenta José Carlos Machado. Braga vai contar com a presença dos especialistas clínicos, Cristina Lopes e Paulo Costa, e dos investigadores clínicos, Manuel Sobrinho Simões e Joana Paredes. O blogger de viagens, Rui Barbosa Batista, vai também participar no encontro, de forma a trazer uma “componente humana” à conversa.

O Porto foi o mote para o arranque destas sessões que vão passar por Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. A participação nas sessões é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail tratarocancroportu@gmail.com. Mais tarde, as conversas vão estar disponível em podcast.