Mais de três anos depois, o vimaranense voltou a vencer um torneio ATP.

Este domingo, João Sousa venceu a final do Pune ATP, na Índia, frente ao tenista finlandês Emil Ruusuvuori, número 87 do ranking mundial. A vitória foi alcançada em três sets (2-1) e marcou o regresso de João Sousa às vitórias de torneios ATP. O português soma agora quatro títulos.

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e, depois de ambos os tenistas terem conseguido quebrar um serviço, o resultado foi decidido no tie-break. O atleta vimaranense levou a melhor no desempate (11-9) e venceu o set, por 7-6.

No segundo set, o minhoto entrou melhor e chegou a estar por cima no marcador (4-1). No entanto, João Sousa acabou por quebrar o ritmo, perdeu dois serviços e viu o seu adversário vencer o set, por 4-6. No set decisivo, o português não facilitou e venceu Emil Ruusuvuori, por 6-1.

O tenista da cidade de Guimarães conseguiu, aos 32 anos. ganhar o quarto título ATP, depois das vitórias no Estoril Open, no Open de Valência e no Open da Malásia. Com este resultado João Sousa, subiu do posto 137 para o 86 no ranking mundial ATP.

Recorde ainda: João Sousa avança para a final do Pune ATP