Iniciativa surgiu da nona edição do “Florestar Braga”.
A atividade, promovida pelo Município de Braga, foi realizada pelos alunos da Escola Alberto Sampaio que plantaram cerca de 122 exemplares de árvores ou arbustos no Parque Urbano do Picoto. A iniciativa contou com o envolvimento de escolas, empresas, associações e Juntas e Uniões de Freguesia.
Para além de celebrar o Dia da Floresta Autóctone, a iniciativa, que vai já na sua nona edição, tem como objetivo relembrar a população da importância deste tipo de florestas, e envolver a população bracarense na plantação da cidade e espaços envolventes. É o próprio Município que oferece as plantas e dá apoio logístico para a efetuação da atividade.
O atual vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, declarou que “estas iniciativas de caráter prático são uma mais-valia para os alunos”. Explicou, ainda, que, desta forma, os estudantes podem “acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas, realçando-se o papel das florestas e a sua importância no âmbito das adaptações às alterações climáticas.”
Os participantes foram também sensibilizados para o facto de ser necessário um controlo das espécies invasoras do Monte Picoto, como a Cortaderia selloana, para que possam ter uma maior consciência do meio que os rodeia. Para além desta iniciativa, o programa “Florestar Braga” conta também com o lançamento de “granadas” de sementes, sementeiras, exposições, entre outros.