Tomada de posse vai decorrer na próxima segunda-feira e tem início às 10h00.

Miguel Gonçalves, professor catedrático da Universidade do Minho, vai ser reeleito presidente da Escola de Psicologia (EPsi) na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro. A cerimónia vai decorrer no anfiteatro do Centro Multimédia da Escola, no campus de Gualtar, em Braga, e vai contar com a presença do reitor, Rui Vieira de Castro.

Juntamente, para o triénio 2022/2025, os vice-presidentes da EPsi vão ser as professoras Adriana Sampaio e Paula Cristina Martins e o investigador Pedro Moreira. Na cerimónia prevê-se ainda a assinatura de um contrato-programa entre a Escola de Psicologia e a Reitoria da UMinho.

Foi na academia minhota que Miguel Gonçalves se doutorou em Psicologia Clínica e onde leciona desde 1992. Para além de presidente e vice-presidente da EPsi, foi também diretor do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), diretor do Doutoramento em Psicologia Aplicada e presidente da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas, do Conselho de Ética da UMinho. No âmbito da sua atividade científica tem investigado o processo de mudança em psicoterapia. Atualmente, é também o president-elect do European Chapter da Society of Psychotherapy Research.

A Escola de Psicologia é das mais recentes unidades orgânicas de ensino e investigação da UMinho. É constituída por dois departamentos, o de Psicologia Básica e o de Psicologia Aplicada e ainda pelo Centro de Investigação em Psicologia, que se encontra entre os melhores do país. A escola possui 28 docentes, 33 investigadores e oito técnicos e cerca de 600 alunos inscritos nos vários cursos.