Apesar do esforço feito durante a segunda parte, os cónegos não evitaram a derrota pela margem mínima.
O Moreirense FC recebeu, este domingo, o FC Porto numa partida a contar para a 23ª jornada da Liga Bwin. O encontro, disputado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, terminou com a vitória do clube azul e branco, por uma bola a zero.
A equipa visitante assumiu desde o início o domínio da partida, ao praticar um futebol mais ofensivo e dinâmico. Já o conjunto de Moreira de Cónegos apostou num bloco defensivo mais baixo de modo a contrariar as investidas dos dragões. No entanto, a postura agressiva da equipa da casa, acabou por resultar em três cartões amarelos mostrados no primeiro quarto de hora pelo árbitro Luís Godinho.
Com a turma portista instalada no meio-campo minhoto, as oportunidades foram surgindo. Aos 16 minutos, Mehdi Taremi apareceu por duas vezes em evidência na área adversária, mas em nenhum dos casos o esférico tocou nas redes da baliza do Moreirense. Apesar dos sustos, a defesa dos anfitriões permaneceu organizada. A nível ofensivo, a equipa de Ricardo Sá Pinto optou por explorar os contra-ataques, conseguindo criar ocasiões de perigo pontuais.
À passagem do minuto 40, Taremi ultrapassou Artur Jorge pela esquerda e assistiu Evanilson, que, com o pé direito, desviou para o fundo das redes do clube do Minho. Depois do golo sofrido, os cónegos tentaram reagir, atacando a baliza adversária com mais regularidade. No entanto, os jogadores recolheram aos balneários com o placard a assinalar 0-1, a favor do FC Porto.
No regresso ao terreno de jogo, a equipa portista voltou a entrar forte e com posse de bola. No entanto, o domínio da partida não resultou em oportunidades de golo. Para além disso, a entrada de dois elementos frescos na equipa cónega alterou a dinâmica do jogo. A alteração no ritmo de jogo do Moreirense FC exigiu ao conjunto forasteiro um aumento da agressividade a nível defensivo. Em consequência, o atleta portista, Marko Grujic, acabou por ver o segundo amarelo e o consequente cartão vermelho.
Na sequência da expulsão do elemento dos dragões, André Luís, de livre, levou a bola à barra da baliza do FC Porto. Mais tarde, aos 84 minutos, foi a vez da equipa da casa ficar reduzida a dez jogadores. Steven Vitória viu a cartolina encarnada depois de um duplo amarelo por protestos contra decisão do árbitro.
Nos últimos minutos do encontro, o jogo ficou mais dividido, com a equipa de Moreira de Cónegos a conseguir mais uma ocasião de perigo. Porém, no momento do remate, Derik Lacerda permitiu a defesa de Diogo Costa. O placard do primeiro tempo não se alterou até ao apito final e os dragões acabaram por conseguir levar para casa os três pontos.
Com este resultado, o Moreirense FC mantém os 19 pontos e ocupa o penúltimo lugar da tabela classificativa. Na próxima partida, a contar para a 24ª jornada do campeonato, os minhotos vão visitar o recinto do Arouca, num jogo agendado para as 20h30 do próximo sábado, dia 26.
Recorde ainda: FC Famalicão goleia Moreirense FC em dérbi minhoto