É a segunda vez que a Cidade dos Arcebispos figura na lista divulgada.
A cidade de Braga ficou colocada na quinta posição do ranking de cidade europeia do futuro pelo Jornal Financial Times. A lista da Fdi Intelligence, divulgada na última quinta-feira, 17 de fevereiro, distinguiu o município bracarense na categoria de captação de investimento externo, relativa a cidades com uma população até 200 mil habitantes.
Para o ranking de cidade europeia do futuro, foram reconhecidas estratégias de promoção de investimento de 75 cidades europeias, agrupadas de acordo com a dimensão populacional. A par deste critério, foi também valorizado o tipo de investimento, realizado nos últimos 18 meses, nos setores com maior desenvolvimento bem como, as iniciativas levadas a cabo para a recuperação económica pós-pandemia.
Ricardo Rio, presidente do concelho e líder da InvestBraga, confessa que o trabalho realizado na área tem surtido efeitos positivos. “A subida neste ranking mostra a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido e que tem permitido captar a atenção de empresas que acabam por se fixar na cidade e criar novos postos de trabalho”, declara.
Na lista divulgada pela Financial Times, a cidade do Porto subiu também ao pódio e alcançou a terceira posição. A par da cidade de Braga, também a capital do país conquistou a quinta posição no ranking na categoria de estilo de vida. A cerimónia de entrega dos prémios “FdI European Cities and Regions of the Future” está agendada para o dia 15 de março.