O processo de formação do novo governo vai previsivelmente terminar na semana do dia 20 de fevereiro.
Após a vitória do Partido Socialista nestas legislativas, inicia-se esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, o processo de formação do novo Governo. Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro espera que o procedimento possa estar concluído até à semana do dia 20 de fevereiro.
O gabinete do primeiro-ministro relembra que este processo necessita da audição dos diferentes partidos com assento parlamentar e da indigitação de um primeiro-ministro pelo Presidente da República. Concluída esta fase, publicam-se os resultados oficiais das eleições e dá-se a instalação da nova Assembleia da República.
Recorda-se também que só depois da tomada de posse do novo Governo o primeiro-ministro indigitado pode apresentar ao Presidente da República a proposta de nomeação dos outros membros. A proposta é posteriormente divulgada pelos serviços da Presidência da República. O comunicado salienta que quaisquer notícias que relatem intenções do primeiro-ministro, que não partam de declarações do próprio ou de nota do seu gabinete, “são puras especulações”.
O PS atingiu a maioria absoluta nas legislativas que ocorreram no domingo, dia 30 de janeiro, com uma vantagem relativamente ao Partido Social Democrata de cerca de 13%. A abstenção em território nacional desceu para 42,04%, menos 9,36% do que em 2019.