Chloë Grace Moretz completa esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o seu 25º aniversário. A atriz americana é bastante conhecida no cinema por atuar desde cedo em grandes produções. Participou em filmes como: Amityville – A Mansão do Diabo (2005), Deixa-me Entrar (2010) e Sombras da Escuridão (2012).

A atriz nasceu em Atlanta, no Estado de Geórgia. Moretz é filha de Teri, enfermeira, e Lee McCoy Moretz, cirurgião plástico. Tem quatro irmãos mais velhos: Brandon, Trevor, Colin e Ethan. Em 2002, Chloë mudou-se para Nova Iorque com a mãe e com Trevor, que ia estudar para a Professional Performing Arts School. Os interesses do irmão passaram a ser interesses de Chloë Grace, que começou a mostrar gosto pela representação. Com alguns ensinamentos de Trevor, a mãe decidiu inscrevê-la em castings para vários projetos. Agora, Trevor é o seu treinador de atuação e acompanha-a em viagens de trabalho.

Chloë Grace Moretz estreou-se, então, no cinema, com apenas oito anos de idade, no filme Heart of the Beholder (2005). Porém, o sucesso apenas chegou para jovem através da performance na produção Amityville – A Mansão do Diabo (2005). A atriz interpretou Chelsea Lutz, pertencente à família Lutz, que vivia na mansão. Neste projeto, atuou ao lado de Ryan Reynolds e Melissa George e conseguiu mais oportunidades de trabalho.

Em 2006, participou em vários filmes, como Agente Disfarçado 2, Wicked Little Things e Room 6. Dois anos depois, juntamente com Jennifer Lawrence, deu vida a Cammie na longa-metragem baseada na vida da realizadora Lori Petty, The Poker House (2008).

O sucesso não parecia querer deixar Chloë e, em 2010, esteve envolvida em diversos projetos tais como Diário de Um Banana, Deixa-me Entrar e Kick-Ass – O Novo Super-Herói. A sua performance neste último filme foi impressionante e, por isso, venceu imensos prémios, entre eles: MTV Movie Award de Melhor Vilã e de Melhor Estrela (2011), o Scream Award de Melhor Desempenho Feminino (2011), o Empire Award de Melhor Iniciante (2011), etc.

Para além de todos estes projetos, a atriz participou nos filmes A Invenção de Hugo (2011), Carrie (2013), Kick-Ass 2: Agora é a Doer (2013), As Nuvens de Sils Maria (2014), entre outros. Ainda em 2014, Moretz foi escolhida para o papel de Mia Hall na longa-metragem Se Eu Ficar. Mia é uma jovem que tem um grande dilema em mente: vai estudar para Juilliard e seguir os seus sonhos ou foge com o namorado rebelde. Porém, o destino intervém e Mia sofre um acidente, ficando em coma. Com este projeto, a atriz venceu o prémio People’s Choice Award de Melhor Atriz em Filme Dramático (2015).

Em 2016, atuou nas produções Má Vizinhança 2 e a 5ª Vaga, trabalhando com Seth Rogen, Zac Efron, Dave Franco, Rose Byrne, Nick Robinson e Tony Revolori. Mais recentemente, deu voz a Wednesday Addams no filme de animação A Família Addams (2019) e a Kayla Montgomery em Tom & Jerry (2021).

Chloë Grace Moretz é um exemplo de que o talento e o trabalho dão frutos. Começou no cinema desde cedo e nele continua. Recentemente, recusou o papel de Ariel para o remake de A Pequena Sereia (2023), para conseguir descobrir o que fazer com a sua carreira e escolher da melhor forma o tipo de papéis que irá aceitar, a partir de agora.