Comitiva visa parcerias que delineiem planos estratégicos de desenvolvimento para a região e o país.

A Universidade do Minho (UMinho) acolheu, esta quinta-feira, uma comitiva das empresas Proef e DSTelecom, com vista à avaliação de possíveis parcerias no âmbito de projetos estratégicos para o desenvolvimento da região e do país. O evento decorreu esta quinta-feira no campus de Azurém, em Guimarães, e foi acolhido pelo pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira.

A comitiva foi liderada pelo CEO da Proef, Luís Andrade, e pelo responsável da inovação da DSTelecom, João Faria. Os docentes da academia minhota apresentaram projetos em curso no âmbito do desenvolvimento de redes sustentáveis de telecomunicação, e, ainda, relacionados com modelos de negócio sustentáveis na área do 5G, conceção e optimização de redes FTTx e cidades inteligentes. O programa contou, também, com uma visita ao Laboratório Secure IoT e ao Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

A parceria do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade com estas empresas já tinha ocorrido em 2018. Este projeto para a sociedade digital do futuro está sediado no Centro de Investigação ALGORITMI e é coordenado pela docente Helena Fernandez.