A 94ª cerimónia dos Óscares realizou-se na madrugada desta segunda-feira, dia 28 de março e, tal como no ano anterior, teve lugar em Los Angeles, no Dolby Theatre, em Hollywood. A noite ficou marcada por desacatos entre Will Smith e Chris Rock, bem como pela quantidade de prémios arrecadada por Dune – Duna (2021).
Este ano, a gala contou, novamente, com mais do que uma anfitriã, sendo Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes as responsáveis por moderar a cerimónia. O evento foi recheado de momentos musicais proporcionados por artistas com músicas nomeadas a Melhor Canção Original, entre eles Beyoncé, Sebastián Yatra e Billie Eilish, com o tema vencedor “No Time To Die”.
O grande vencedor da noite foi a produção de Denis Villeneuve, Dune – Duna (2021), com seis prémios arrecadados. A produção levou para casa as estatuetas de Melhor Som, Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.
CODA- No Ritmo do Coração (2021) foi a maior surpresa do evento levando para casa o prémio de Melhor Filme, Melhor Ator Secundário, Troy Kotsur (tendo sido o primeiro ator surdo a vencer um Óscar) e de Melhor Argumento Adaptado. Já a estatueta de Melhor Atriz Secundária foi para Ariana DeBose, West Side Story (2021).
O prémio de Melhor Ator foi entregue a Will Smith, King Richard: Para Além do Jogo, e Jessica Chastain venceu na categoria de Melhor Atriz pelo filme Os Olhos de Tammy Faye (2021). Favorito à vitória, Encanto (2021), saiu vencedor na categoria de Melhor Filme de Animação.
Nomeado para mais de dez categorias e favorito à vitória em várias, O Poder do Cão (2021), foi o grande derrotado da cerimónia. A longa-metragem apenas venceu na categoria de Melhor Realização, com a realizadora Jane Campion. Também na onda de maior desilusão da noite, Belfast (2021), nomeado para sete categorias, apenas levou a estatueta de Melhor Argumento Original.
A cerimónia ficou, ainda, marcada por ocasiões de comédia e interação entre anfitriãs e artistas e pelo momento solidário para com a Ucrânia, tendo em conta o contexto catastrófico que atravessa. No entanto, o desacato entre Will Smith e Chris Rock, no palco, foi o assunto mais falado nas redes sociais.
Confira os vencedores: