Minhotos subiram à nona posição da tabela classificativa.

Na tarde deste sábado, o Pavilhão Sá Leite foi o palco do encontro da 14ª jornada que colocou frente a frente o ABC/UMinho e o Vitória FC. A partida, que estava em atraso para o Campeonato Placard Andebol 1, terminou com a vitória dos minhotos diante dos sadinos por 32-26.

Os minutos iniciais do encontro pautaram-se por um grande equilíbrio, tendência que se manteve ao longo de toda a primeira parte. Foi Filipe Morais, isolado, que aos dois minutos inaugurou o marcador. Em resposta, um bis de Rúben Santos colocou em vantagem a formação visitante. Aos poucos, o Vitória FC assumiu a dianteira do marcador, através de rápidas saídas para o ataque. O ABC, que demorava mais tempo a responder, conseguiu inverter a desvantagem e, aos 14 minutos, a equipa da casa vencia por 7-5.

Nos últimos 15 minutos, estiveram em destaque as rápidas reações por parte de ambas as equipas, com grande capacidade de recuperação. No entanto, foram os bracarenses a sorrir no final do primeiro tempo, que saíram para os balneários com uma vantagem por 14-13.

Aquando do início da segunda parte, os forasteiros estabeleceram de imediato a igualdade, mas foi uma questão de segundos até o ABC reagir e conseguir manter daí em diante uma distância de pelo menos dois golos. A formação orientada por Filipe Magalhães demonstrou ter os processos defensivos bem estudados e um ataque bem organizado, numa segunda parte em que o jogo se desenrolou com maior intensidade. Tiago Ferreira, guardião minhoto, foi chamado mais vezes a intervir, mas obteve maior sucesso no bloqueio de remates.

A diferença de golos a beneficiar os académicos dilatou-se gradualmente e ao minuto 20 desfrutavam de uma vantagem de sete bolas, com o resultado estabelecido em 27-20. Do lado vizinho, eram visíveis as crescentes dificuldades do Vitória FC em implementar a sua ideia de jogo, sobretudo nos últimos dez minutos do encontro. Sem fugir à tendência, o resultado acabou por se fixar em 32-26.

Assim, com esta vitória consumada, os minhotos sobem à nona posição do Campeonato Placard Andebol 1, com 36 pontos somados. O próximo duelo do emblema minhoto está agendado para o próximo dia 22, fora de portas, diante do AD Sanjoanense.

Recorde ainda: ABC/UMinho vence em casa frente ao Boa Hora FC