Joaquim António Portugal Baptista de Almeida completa esta terça-feira, dia 15 de março, o seu 65º aniversário. O ator é bastante influente e, apesar de ser conhecido por inúmeros papéis, os mais reconhecidos pelo público são nas produções: Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio (2011), A Gaiola Dourada (2013) e Warrior Nun (2020-).
O ator nasceu em Lisboa, numa família de classe alta, e é luso-americano. Joaquim esteve associado ao Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa, no pós-25 de abril. Devido à Revolução dos Cravos a Escola de Teatro do Conservatório Nacional, onde estudava o ator, encerrou e, por isso, os seus estudos tiveram continuação na Áustria.
Em 1976, mudou-se para os Estados Unidos com a mulher e no ano seguinte entrou para o Lee Strasberg Theatre and Film Institute. Inicialmente, Joaquim pensou que o seu rumo no mundo da representação era a comédia, porém os papéis de vilão tinham o seu nome escrito. O ator é, ainda, fluente em seis línguas, o que lhe permitiu gravar em diversos países.
O seu primeiro projeto na área do cinema foi o filme O Soldado (1982), uma produção norte-americana. A este seguiram-se variados trabalhos, entre eles, Só Tu (1994), onde trabalhou com Marisa Tomei e Robert Downey Jr. e Perigo Imediato (1994), atuando ao lado de Harrison Ford e Willem Dafoe. Em 2003, participou na produção portuguesa Os Imortais, de António-Pedro Vasconcelos e, em 2005, atuou no filme Um Tiro no Escuro, realizado por Leonel Vieira e produzido por Tino Navarro.
O auge da sua carreira estava por perto e, em 2011, interpretou o vilão Hernan Reyes no quinto filme da saga Velocidade Furiosa, Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio. Hernan é um empresário corrupto que comanda o Rio de Janeiro e perseguia Dominic Toretto (Vin Diesel), Brian O’Conner (Paul Walker) e Mia Toretto (Jordana Brewster).
Os anos passavam e o sucesso parecia perseguir Joaquim. Em 2013, entra na grande produção franco-portuguesa A Gaiola Dourada, de Ruben Alves. O ator interpreta José Ribeiro, marido de Maria Ribeiro (Rita Blanco) e ambos constituem um casal de emigrantes portugueses a viver em França. A longa-metragem teve imensa repercussão, tendo sido, em Portugal, o filme mais visto do ano.
Também na área televisiva, Joaquim de Almeida se saiu bastante bem. Para além de telenovelas como Rosa Fogo (2011) e Santa Bárbara (2015), o ator ainda participou em bastantes séries televisivas. Exemplo disso são as produções: CSI: Miami (2002-2012), O Mentalista (2008-2015) e, mais recentemente, Warrior Nun (2020 – ), com a atriz portuguesa Alba Batista como protagonista.
Joaquim de Almeida é um ator poliglota e multifacetado, que faz parte da vasta lista de profissionais portugueses a trabalhar no grande mundo do cinema global. Para além de trazer orgulho para o teatro português é um exemplo de talento e trabalho árduo. Ademais, quem não gosta de ver um vilão com um nome português?
Março 18, 2022
[…] Source link […]