A capital minhota é uma das quatro cidades portuguesas presentes na seleção final de candidaturas.
Esta sexta-feira, 11 de março, foi divulgada no Centro Cultural de Belém a lista de finalistas para o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. Braga, Ponta Delgada, Aveiro e Évora são as quatro selecionadas, das 12 submissões nacionais.
Sob o tema “Tempo de Contemplação”, a candidatura bracarense enfatiza a urgência de ter tempo para pensar, contemplar o que nos rodeia e respirar fundo antes de agir. Esta ação enfoca também numa sintonia com a arte, a comunidade, a natureza e a Europa. A coordenadora geral da Braga’27, Cláudia Leite, reforça a importância de seguir o conceito e de refletir “sobre o que pode ser melhorado nesta proposta”, preparando a próxima fase de seleção. Deixa ainda um “apelo à comunidade para continuar a contribuir para este processo”.
A decisão ficou a cargo de um painel de 12 jurados, que analisaram os Dossiers de Candidatura e levaram a cabo audiências com as delegações de cada submissão, entre os dias 8 e 10 de março. Após o anúncio da seleção final, as cidades têm agora oportunidade de continuar a trabalhar nas suas candidaturas e construir um segundo dossier, para que se repita o processo. Adicionalmente, cada concorrente será visitada por representantes do júri.
A cidade vencedora disponibilizará de 25 milhões de euros, de acordo com o Ministério da Cultura, além dos 1.5 milhões de euros associados ao prémio. Recorde-se que o título, que será dividido com uma cidade da Letónia, já passou por outra cidade minhota em 2012, Guimarães.