O ciclo mensal de concertos inicia-se no próximo dia 20 de março.
O salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), localizado no Largo do Paço, vai acolher todos os meses um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga. “Clássicos ao Domingo” é como se designa a iniciativa, que vai decorrer entre março e dezembro deste ano.
O primeiro concerto acontece já no dia 20 de março, às 12h00. A solo com a orquestra bracarense vai atuar Gil Magalhães, um dos flautistas mais prestigiados a nível nacional e docente da classe de Flauta Transversal na UMinho. A direção musical é da responsabilidade de Filipe Cunha, maestro residente da orquestra.
As seguintes atuações também já estão marcadas. Nos domingos de dia 10 de abril, 29 de maio, 12 de junho, 25 de setembro, 9 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro o largo do paço contará com animação musical.
Captar novos ouvintes de música erudita, divulgar os talentos da região e aumentar a oferta cultural da cidade minhota são os principais objetivos da iniciativa. Entre as entidades que apoiam o ciclo mensal de momentos musicais, encontra-se o Município de Braga, a Reitoria da UMinho e a associação cultural Canto D’aqui.
O projeto surge também no seguimento de “Clássicos para Todos”, um ciclo de concertos realizados pela Orquestra Filarmónica de Braga no mês de outubro de 2021. Os momentos culturais são gratuitos e a entrada sujeita à lotação existente.