Este sábado a RTP transmitiu mais uma Final do Festival da Canção. O concurso teve como grande vencedora MARO, com o tema “saudade, saudade”. A artista representará Portugal na Eurovisão, desta vez em Turim, em maio.
No dia 5 de março, começou mais uma edição do Festival da Canção. A final do concurso foi transmitida este sábado, na RTP, e apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Os 10 finalistas foram escolhidos nas galas de 5 e 7 de março e, entre eles, estavam grandes nomes da indústria musical, como FF e Aurea.
A noite foi bastante animada e cheia de homenagens. Para além de uma menção a Tozé Brito, houve espaço para diversos tributos a músicas icónicas de edições anteriores do Festival da Canção, assim como “Playback” de Carlos Paião e “Ali Babá” das Doce. The Black Mamba, os grandes vencedores da edição passada, também tiveram tempo de antena com o tema que levaram a Roterdão, “Love is on my Side”. Não esqueçamos, também, a versão humorística da música, protagonizada pelos apresentadores.
O sistema de votações manteve-se o mesmo das edições passadas, uma divisão 50/50 entre o público e os jurados. Com base nas votações, em terceiro lugar ficou “Ginger Ale” de Diana Castro e em segundo “Como É Bom Esperar Alguém” de FF. O tema vencedor, “saudade, saudade”, é cantado em português e inglês e é dedicada ao falecido avô da artista.
A vitória de Mariana Secca, mais conhecida por MARO, não foi, de todo, inesperada. Aliás, várias notícias ao longo da semana avançavam que o tema vencedor estava a ser um sucesso de streams no Spotify. Ainda assim, a cerimónia foi bastante interessante, repleta de boa-disposição e muito respeito à boa música.
Resta-nos desejar boa sorte à jovem artista que, entre 10 e 14 de maio, representará Portugal na 66ª edição da Eurovisão. A edição deste ano do Festival de Música europeu será em Turim, graças à vitória da banda italiana Måneskin na edição anterior. Em baixo, pode ver a performance do tema vencedor: