Com o aproximar do evento “Gata na Praia 2022” o ComUM esteve a conversa com Duarte Lopes, atual presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), para descobrir mais sobre a iniciativa.

A Gata na Praia é uma iniciativa realizada anualmente para os estudantes da Academia Minhota. Este ano, o evento realiza-se de 9 a 14 de abril e, de acordo com o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Duarte Lopes, o número de vagas foi aumentado devido “à grande adesão das últimas edições”.

Segundo Duarte Lopes, o evento “surgiu de uma conversa informal entre o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho e o Departamento Desportivo da AAUM, em 2002”. A iniciativa é conhecida pelas habituais atividades desportivas que decorrem na praia ao longo dos cinco dias, acompanhados de diversas noites temáticas. “Com o regresso da atividade e a adaptação ao contexto pandémico, a programação seguirá os mesmos moldes”. Toda a programação pode ser consultada nas redes sociais da Associação Académica.

Os objetivos passam por promover o desporto informal e o espírito competitivo entre as múltiplas equipas. “Uma vez que o evento decorre nas férias da Páscoa, pretende-se que o mesmo sirva como forma de descontração do semestre letivo, convívio entre os estudantes da Universidade do Minho e, essencialmente, a promoção de hábitos de vida saudáveis”. Podem esperar-se “bons momentos de descontração e, acima de tudo, a vivência do espírito académico, dado que todos os dias terão um conjunto de atividades diferentes”, declara.

Além disso o presidente da AAUM, explica que o facto de se tratar de uma atividade desportiva nas praias do Algarve torna a iniciativa “bastante atrativa”. Além disso, “o facto de se realizar no litoral sul é uma ótima oportunidade para os estudantes, tanto pela componente desportiva, recreativa, espírito de equipa como pela flexibilidade financeira. Estou convicto que será uma experiência memorável para os que vêm pela primeira vez e um sentimento de saudade para aqueles que regressam a Portimão”, remata.

Em questão de novidades para esta edição, pode referir-se o aumento das vagas para inscrição. “Face à grande adesão das últimas edições, optou-se por aumentar o número de equipas participantes, para um total de 53 vagas. Ainda assim, “com a retoma da atividade, após dois anos de interrupção face à situação pandémica, reconhecemos que o maior desafio será, possivelmente, atrair os estudantes que não tiveram oportunidade de viver o evento ou mesmo de o conhecer anteriormente”.

As inscrições para a atividade terminaram já no último dia 15 de março. O regulamento e todas as informações relativas à atividade, podem ser consultadas no site da AAUM.