O encontro foi marcado pelo equilíbrio, apesar dos barcelenses terem sido superiores no segundo tempo.

Na tarde deste domingo, o Gil Vicente FC e o CS Marítimo empataram a um golo em partida relativa à 27ª jornada da Liga Portugal Bwin. O jogo foi realizado no Estádio Cidade de Barcelos.

O primeiro remate da partida aconteceu ao quarto minuto de jogo, através de Cláudio Winck, que acabou nas mãos de Frelih. O Gil Vicente FC respondeu, ainda que de forma tímida, dez minutos depois, com um cruzamento-remate fraco de Fran Navarro. Aos 17 minutos, Samuel Lino atirou por cima da baliza visitante. Um minuto depois, Pedrinho descobriu Fran Navarro, mas uma má receção do avançado espanhol, já dentro da área do Marítimo impediu os gilistas de se adiantarem no marcador.

Aos 29 minutos, Joel Tagueu colocou a bola na baliza barcelense, mas o golo foi prontamente invalidado por fora-de-jogo. O golo invalidado serviu como aviso para o que havia de vir a acontecer dez minutos depois. Guitane cruzou e Joel cabeceou para o fundo das redes de Frelih, para colocar a equipa maritimista em vantagem. Aos 41 minutos, grande confusão na área da equipa visitante, que acabou com um remate fraco de um jogador gilista à baliza de Paulo Victor.

Já nos descontos do primeiro tempo, o árbitro Cláudio Pereira, alertado pelo VAR, transformou um lance dividido entre Matheus Costa e Samuel Lino em penálti para a equipa visitada, depois de ter marcado inicialmente falta a favor dos madeirenses. Na conversão, o próprio Samuel Lino fez o empate no Estádio Cidade de Barcelos, depois de Paulo Victor ainda ter defendido o primeiro remate.

No recomeço da segunda parte, o Gil Vicente FC entrou melhor. Assim, aos 55 minutos a turma orientada por Ricardo Soares teve uma dupla oportunidade: primeira um tiro de Fran Navarro foi defendido por Paulo Victor e, na recarga, Leautey atirou para nova defesa do guardião brasileiro. Aos 63 minutos, Pedrinho rematou por cima da baliza insular. Cinco minutos depois, Xadas respondeu da mesma forma para o CS Marítimo. Aos 75 minutos, Pedrinho voltou a tentar alvejar a baliza contrária, mas o seu remate embateu num jogador do Marítimo e saiu para canto.

Até ao final, ainda houve novos remates, mas nenhum deles levou grande perigo para os guardiões. Assim, a partida terminou com a repartição de pontos. Com este empate, o Gil Vicente FC iguala, à condição, o SC Braga no quarto posto da Liga Portugal Bwin, com 46 pontos. O próximo jogo dos minhotos é no dia 3 de abril frente ao FC Arouca, para a 28ª jornada do campeonato nacional.

Recorde ainda: Gil Vicente FC vence dérbi minhoto frente ao SC Braga