O AUTOvoucher é uma das medidas estabelecidas.

Uma das primeiras consequências sentidas pelos portugueses após a invasão russa à Ucrânia foi o aumento do preço dos combustíveis fósseis. Para aliviar o seu impacto, o ministro da Economia, João Leão, anunciou três medidas: o AUTOvoucher, a devolução de acréscimo de imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) e a suspensão de aumento da taxa de carbono.

O AUTOvoucher permite que os contribuintes que estejam inscritos ou que se inscrevam na plataforma possam receber, durante o mês de março, 20 euros. Esta devolução extraordinária ocorre em cada abastecimento de combustível ou por cada compra realizada num posto de abastecimento aderente.

Em relação à devolução da receita extra de IVA obtida com o ISP, esta representa uma “poupança”, até dia 30 de junho, de dois cêntimos no imposto da gasolina e de um cêntimo no imposto do gasóleo. Como última medida, pelo menos para já, pode contar-se com o adiamento do acréscimo previsto para a taxa de carbono até, pelo menos, dia 30 de junho. Esta medida alivia cinco cêntimos à população.

Caso os aumentos de preços dos combustíveis se mantiverem, é possível contar com mais medidas extraordinárias.