Fase de acesso à Liga Portugal 2 SABSEG inicia no próximo dia 19 de março.
Este sábado, a primeira fase da Liga 3 chegou ao fim. As equipas B do SC Braga e do Vitória SC terminaram na terceira e na quarta posição da tabela classificativa. Desta forma, ambos os conjuntos minhotos carimbaram a presença na fase de acesso à Liga Portugal 2 SABSEG.
Na última jornada, o SC Braga B defrontou o São João de Ver, no Complexo Desportivo de Fão. Os arsenalistas apenas precisavam de um empate para segurar o apuramento. A partida terminou igualada a um golo e, desta forma, os bracarenses terminaram em terceiro lugar. Ao longo das 22 jornadas, a formação de Braga somou 37 pontos, fruto de dez vitórias, sete empates e cinco desaires.
Já o Vitória SC B mediu forças com o Pevidém SC. A equipa vitoriana precisava de vencer a partida e esperar que a AD Sanjoanense não batesse o CF Canelas 2010. Os vimaranenses ganharam por 2-1 e, graças ao desaire dos homens de São João da Madeira, conseguiram apurar-se para a fase de subida. A turma comandada por Moreno conquistou 36 pontos, com 11 triunfos, três empates e oito derrotas.
As duas séries da próxima fase já estão definidas. O SC Braga B acompanha a segunda classificada da Série Norte, UD Oliveirense e junta-se à UD Leiria e ao Vitória FC, da Série Sul. Por sua vez, o Vitória SC B vai defrontar o vencedor da Série Norte, o FC Felgueiras 1932, bem como o SCU Torreense e o FC Alverca, da Série Sul.
As restantes equipas minhotas, AD Fafe e Pevidém SC, terminaram nas duas últimas posições. No caso dos fafenses, colocaram-se no 11º lugar, com 23 pontos. No último lugar ficou o Pevidém SC, com apenas sete pontos conquistados. Assim, ambos os conjuntos vão agora disputar a fase de manutenção na Liga 3.
Na tentativa de fugirem da descida de divisão, os justiceiros iniciam a disputa com dois pontos e vão jogar frente ao CF Canelas 2010, ao Lusitânia de Lourosa e ao Anadia FC. Já a equipa da cidade de Guimarães vai começar com apenas um ponto e tem encontro marcado frente à AD Sanjoanense, São João de Ver e CD Montalegre.