O apoio destina-se a membros da academia minhota.
Para dar resposta a situações de desequilíbrio emocional, foi criada a Linha de Intervenção Psicológica em Crise SOS-Psi pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (aPsi-UMinho). Esta assistência não se trata de um acompanhamento regular mas destina-se a situações de eventual crise. O apoio é destinado aos membros da comunidade minhota e está disponível nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.
A Linha de Intervenção Psicológica em Crise SOS-Psi foi criada há mais de uma semana pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho, em colaboração com o Centro de Medicina Digital P5. A ideia tem em vista dar seguimento à Linha SOS Covid-19, prestando um apoio restrito aos membros da academia minhota.
Eugénia Ribeiro Pereira, coordenadora da linha, explicou à RUM que no contacto telefónico é feita “uma avaliação rápida da crise e do contexto que está a gerar a mesma”. Posteriormente, o utente é reencaminhado para uma urgência psiquiátrica no Centro de Medicina digital P5 ou, em alternativa, para a aPsi.
Para prestar auxílio nestas situações encontram-se, do outro lado da linha, psicólogos com cédulas profissionais ou em estágio profissional na aPsi, que receberam formação ao longo de 6 a 8 meses. O número de apoio é o 253 144 420, sem custos associados para membros da UMinho e está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.