Histórias representadas foram inspiradas em entrevistas a mulheres, vítimas de violência.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, o Centro de Juventude de Braga recebeu a peça de teatro “Mulheres”, da Associação Tin.Bra. A atividade, respondeu à iniciativa “Namorar com Fair Play”, realizada em parceria com o Município de Braga e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
A Associação Tin.Bra realizou entrevistas a mulheres, vítimas de violência, de forma a construir a peça. Desta forma, foram ilustradas histórias verídicas de violência doméstica, violência no namoro e exploração sexual.
Com um cenário simples e singelo, composto apenas por tês cadeiras e algumas peças e acessórios de roupa, “Mulheres”, ilucidou quem assistiu para três histórias de violência contra a mulher. As personagens, com idades distintas e rumos de vida diferentes, comoveram os espetadores ao contarem as suas realidades.
A ação teve como objetivo alertar as pessoas presentes acerca de como a violência, física, psicológica e sexual, pode desenvolver-se numa relação, independente da idade e das circunstâncias de vida. Além disso, demonstrou que há sempre saída, através de uma personagem que teve coragem de “fugir” dessa relação e denunciar.
No final da peça teatral, ocorreu uma conversa informal entre as atrizes e o público, onde foram debatidas opiniões e perspetivas sobre a peça de teatro e a realidade portuguesa. As atrizes relataram o peso psicológico e físico que aquela representação acarretou para elas, por se tratarem muitas vezes de situações reais.
A realização do espetáculo teve, ainda, uma vertente social, uma vez o valor angariado com as receitas da bilheteira reverteu para ajudar os refugiados da Guerra na Ucrânia. O destinatário foi a UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano.